fbpx

Isenção de Imposto de Renda para Aposentados com Doença Grave: O que Você Precisa Saber!

Se você é aposentado e foi diagnosticado com uma doença grave, pode ter direito a uma isenção de Imposto de Renda e MELHOR, a restituição dos valores já descontados nos últimos 5 anos. Mas como funciona isso?

Primeiro você precisa saber o que é doença grave.

Doença grave é aquela que causa um impacto sério na saúde do indivíduo. Para fins de isenção de imposto de renda, considera-se doença graves todas aquelas listadas no art. 6 da Lei nº 7.713/88:

  1. moléstia profissional;
  2. tuberculose ativa;
  3. alienação mental;
  4. esclerose múltipla;
  5. neoplasia maligna;
  6. cegueira;
  7. hanseníase;
  8. paralisia irreversível e incapacitante;
  9. cardiopatia grave;
  10. doença de Parkinson;
  11. espondiloartrose anquilosante;
  12. nefropatia grave;
  13. hepatopatia grave;
  14. estados avançados da doença de Paget (osteíte deformante);
  15. contaminação por radiação;
  16. síndrome da imunodeficiência adquirida, com base em conclusão da medicina especializada.

Como solicitar a isenção?

Primeiro, você precisa do laudo médico. Depois, acesse o aplicativo “meu inss” e pesquise por “isenção de imposto de renda”. Você precisará preencher as perguntas formuladas, anexar a documentação e pronto, basta aguardar a decisão do INSS.

Caso o requerimento seja indeferido, é possível recorrer ao judiciário.

Benefícios da Isenção de Imposto de Renda:

O principal benefício deste requerimento é afastar os descontos de imposto de renda do seu benefício previdenciário, ocasionando o aumento da sua aposentadoria.

Sabe o que é melhor?

Você não precisa estar acometido pela doença no momento da solicitação. Se em algum momento da sua vida você teve uma doença grave, você tem direito a isenção, conforme dispõe a Súmula 627 do STJ:

“O contribuinte faz jus à concessão ou à manutenção da isenção do imposto de renda, não se lhe exigindo a demonstração da contemporaneidade dos sintomas da doença nem da recidiva da enfermidade”

Quem não tem direito?

Para aqueles que sofrem de doenças graves listadas, mas ainda não se aposentaram, a isenção do Imposto de Renda não se aplica.

Da mesma forma, os indivíduos que já se aposentaram, mas permanecem ativos no mercado de trabalho, também não têm direito à isenção.

Conclusão:

Se você é aposentado e tem uma doença grave, você pode ter direito a não pagar Imposto de Renda. Com os documentos certos e seguindo os passos corretos, você pode aproveitar esse benefício e focar na sua saúde e bem-estar.

Você conhecia este direito? Conte para mim aqui nos comentários.

Bruna Emanuele de Souza

OAB/SC – 54.653

Whatsapp (47) 99953-2958

Artigos Recentes

Artigos Recentes